Morre revolucionário Ulisses Braga


Não resistindo a complicações pulmonares, doença a qual vinha enfrentando há alguns anos, morreu por volta das 18h do último domingo(30), o advogado, jornalista, escritor e membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras(AIL), Ulisses Azevedo Braga.  Ele estava internado no hospital Dom Orione, em Araguaína-TO onde fazia tratamento, mas nos últimos dias estava debilitado.

Ulisses Braga era natural de Carolina(MA), mas foi durante os dez anos que morou em Imperatriz que ele entrou para a história da cidade por fundar o Fórum da Sociedade Civil Organizada, entidade que liderou a “Revolução de Janeiro”.  Para quem não sabe, esse foi o nome do movimento que foi às ruas em janeiro de 1995 para exigir a saída do comando da prefeitura, do então prefeito Salvador Rodrigues de Almeida.  Salvador era vice de Renato Moreira que havia sido assassinado.

O então prefeito Salvador estava envolvido em escândalos, o lixo não era recolhido e por tudo isso o movimento conseguiu levar às ruas milhares de pessoas no dia 18 de janeiro de 1995. As manifestações levaram a governadora Roseana Sarney a decretar intervenção estadual.

Após a revolução Ulisses Braga ainda manteve suas ações voltadas para a política social. Depois mudou-se para Carolina onde estava morando. Também chegou a ser candidato a deputado tendo sido bem votado, mas não o suficientemente para ser eleito.

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Agostinho Noleto disse que o maior legado de Ulisses Braga é a marca da cidadania da cidade.

Agostinho Noleto ressaltou que há cerca de seis meses, no ano passado, a Academia havia prestado uma grande homenagem a Ulisses Braga que a recebeu de forma tranquila, consciente de que seria a última em vida.

 “Sentimos que tinhamos que homenageá-lo poruqe ele vinha definhando muito rapidamente. A gente prestou a homenagem e ele ficou feliz, tomou como despecida de maneira muito tranquila. Ele se despediu-se de todos e agora veio a falecer seis meses depois da homenagem”, relembrou.

Outras homenagens seriam realizadas: uma no velório e outra na primeria sessão de trabalho da academia na proxima quinta-feira.

Ainda na tarde desta segunda-feira os membros da Academia de Letras seguiram juntos em carro fretado à Carolina para o velório. O enterro, que inicialmente estava previsto para amanhã, foi realizado no fim da tarde na fazenda do próprio Ullisses Braga.

Esse post foi publicado em Carolina, Imperatriz, Maranhão, Política, Região Sul do Maranhão, São Luís. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Morre revolucionário Ulisses Braga

  1. jairo de jesus disse:

    meu caro joãorodregues
    o que vc acha da saude de imperatriz

    • Teve discreta melhora, mas francamente ainda preciso avançar muito. Agora sobre a greve dos médicos no Socorrão acredito que o município fez o que tinha que ser feito, só falta identificar e responsabilizar os médicos que abandonaram o plantão hospitalar.

Deixe um comentário